top of page

Sabes o porquê do "Dia da Mulher"?


Mulheres celebrando o dia da mulher
Eu não desejo que as mulheres tenham poder sobre os homens; mas sobre si mesmas. - Mary Wollstonecraft

Por que existe este dia?

O Dia Internacional da #Mulher é celebrado em todo o mundo a 8 de março. Este dia foi criado como um dia de celebração dos feitos das mulheres, bem como de consciencialização sobre as desigualdades de género e violações dos direitos das mulheres. A data foi escolhida para homenagear as mulheres que lutaram pelos seus direitos e pela igualdade de género, incluindo as mulheres que participaram do movimento sufragista no final do século XIX e início do século XX.


O que se celebra neste dia?

O Dia Internacional da Mulher celebra a luta pelos seus direitos e reconhece as conquistas alcançadas até agora. É uma #oportunidade para celebrar atos que fazem a diferença nas comunidades e para destacar a importância da igualdade de género. O dia também é usado para lembrar o trabalho que ainda precisa ser feito para alcançar a igualdade de género em todo o mundo.




A importância da mulher na sociedade e no mundo.

As mulheres desempenham um papel crucial na #sociedade e no mundo. Elas contribuem para a economia, são líderes nas suas comunidades e desempenham um papel fundamental na criação de famílias saudáveis ​​e felizes. No entanto, muitas mulheres ainda enfrentam desigualdades, discriminação e violações dos seus direitos humanos básicos.


A igualdade de género é importante para a construção de sociedades justas e #sustentáveis. Tratadas com igualdade, as mulheres podem contribuir plenamente para um mundo muito mais equilibrado e justo, A promoção da igualdade de género também leva a uma melhor saúde e bem-estar para as mulheres e as suas famílias.




Sou especial! Hoje e todos os dias, não por ser mulher, pois trago comigo a beleza da vida, a esperança de um dia melhor, a vontade de acertar, respeito ao meu próximo, a alegria de uma criança, o amor de Deus e o despertar sempre bem-humorado para um novo dia! Amo a vida! - Rosi Barreto

Apresentamos algumas sugestões de atividades que podes realizar neste dia.

  • Participa numa marcha ou protesto que defenda os direitos das mulheres na sua comunidade.


  • Apoia organizações a trabalhar pelos direitos das mulheres, doando o teu tempo ou dinheiro.


  • Junta-te a um grupo de mulheres e discute maneiras de apoiar umas às outras e promover a igualdade de género.


  • Lê um livro escrito por uma autora feminina ou assiste a um filme dirigido por uma mulher.


  • Conversa com amigos e familiares sobre a importância da igualdade de género e como podemos trabalhar juntos para alcançá-la.


Não sabes o que oferecer de presente neste dia? O Cordosom, dá umas dicas:


  • Flores: um belo buquê de flores é um presente clássico para qualquer ocasião, incluindo o Dia da Mulher.


  • Joias: um colar, brincos ou pulseira podem ser presentes muito apreciados, especialmente se forem personalizados ou tiverem um significado especial.


  • Produtos de beleza: uma cesta com produtos de beleza, como cremes, hidratantes, batons, esfoliantes e perfumes, pode ser uma ótima opção.


  • Livros: se a mulher em questão é uma ávida leitora, um livro do seu autor favorito ou um livro de autoajuda pode ser um presente ideal.


  • Acessórios de moda: um belo lenço, um par de luvas de couro ou um cinto elegante podem ser presentes úteis e elegantes ou até mesmo uma t-shirt personalizada, uma caneca, confere no nosso parceiro 2Eazzy!


  • Eletrónicos: um novo telemóvel, um tablet ou um laptop podem ser presentes práticos para mulheres que adoram tecnologia.


  • Experiências: em vez de um presente material, oferecer uma experiência, como uma massagem, um jantar num restaurante sofisticado ou uma viagem, pode ser uma ótima maneira de mostrar o quanto a mulher é importante.



Existem muitas músicas que fazem alusão ao Dia Internacional da Mulher, será que sabes quais são? Não, relaxa, nós dizemos.


"Respect" - Aretha Franklin


"Independent Women" - Destiny's Child


"I Will Survive" - Gloria Gaynor



"Man! I Feel Like a Woman!" - Shania Twain


"No Scrubs" - TLC


"She's Always a Woman" - Billy Joel


"Just a Girl" - No Doubt



"Sisters Are Doin' It for Themselves" - Aretha Franklin and Annie Lennox


Estas músicas celebram a força, independência e resiliência das mulheres, e são uma ótima maneira de celebrar o Dia Internacional da Mulher.


Feliz dia da Mulher!


Partilha nos #comentários, qual destas músicas mais se identifica contigo!




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page