O dia da #mãe é uma data especial que celebra o amor e a gratidão que sentimos pelas nossas mães. As mães são as primeiras pessoas que nos acolhem, protegem e ensinam na vida. Elas dão-nos carinho, apoio e orientação em todos os momentos, são as nossas heroínas, amigas e confidentes.
Mas como surgiu este dia tão bonito? A origem do Dia da Mãe remonta à antiguidade, quando os povos gregos e romanos homenageavam as deusas que representavam a maternidade, como Reia e Cibele1. Essas festas aconteciam na primavera, a estação das flores e da renovação da vida.
Com o passar do tempo, a tradição foi se espalhando pelo mundo e ganhando novos significados. Na Inglaterra, no século XVII, surgiu o Mothering Day, um dia em que os operários podiam visitar as suas mães e levá-las presentes. Nos Estados Unidos, no início do século XX, a ativista Anna Jarvis iniciou uma campanha para criar o dia nacional das mães, em homenagem à sua mãe falecida, que havia fundado clubes para ajudar as mães trabalhadoras e combater a mortalidade infantil3. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou a data no segundo domingo de maio.
"Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação." Guy Maupassant
No Brasil, o dia das mães foi comemorado pela primeira vez em 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre2. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas instituiu oficialmente a data no segundo domingo de maio2. Em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de maio.
Sugestão de filmes para assistir com a tua mãe neste dia:
Sexta-Feira Muito Louca
Minhas Mães e meu Pai
Um Sonho Possível
Mamma Mia
Minha Mãe Quer Que Eu Case
Zuzu Angel
Não sei como ela consegue
Valente
A Troca
Uma Prova de Amor
Para Sempre Alice
Minha Mãe é uma Peça
Minha Mãe é Uma Viagem
O Maior Amor do Mundo
Divinos Segredos
Hoje em dia, o Dia da Mãe é uma #ocasião para expressarmos o nosso afeto e admiração pelas nossas mães. Podemos fazê-lo de várias formas: com um abraço, um beijo, um telefonema, uma mensagem, uma flor, um cartão, um poema, um bolo ou um presente. O importante é demonstrar o quanto elas são especiais e importantes nas nossas vidas.
Comments