top of page

Curiosidades acerca da Concertina


Rapaz a tocar concertina
Bruno Carreira e sua concertina

A #concertina é um instrumento musical de palheta livre e de fole, que foi inventado no início do século XIX, por volta de 1829. Embora haja alguma controvérsia sobre a sua origem exata, acredita-se que tenha sido inventada independentemente em ambos os lados do Canal da Mancha, na Inglaterra e na Alemanha.


Na Inglaterra, Sir Charles Wheatstone é geralmente creditado como o inventor da concertina. Ele patenteou o instrumento em 1829 e trabalhou para melhorar o seu design e popularidade. A concertina de Wheatstone tinha uma forma hexagonal e apresentava um sistema de botões único que permitia ao #músico tocar notas diferentes ao pressionar ou puxar o fole.


Enquanto isso, na Alemanha, Carl Friedrich Uhlig também desenvolveu um #instrumento de fole de palheta livre, que ele chamou de "Alemannische Harmonika". Este instrumento tinha uma forma quadrada ou retangular e também tinha um sistema de botões para produzir diferentes notas.



Embora ambos os inventores tenham criado instrumentos diferentes, eles compartilhavam a ideia básica de um instrumento de fole de palheta livre que permitia tocar várias notas simultaneamente.


Com o tempo, a concertina tornou-se popular em todo o mundo, especialmente como um instrumento para tocar música #folclórica e de dança.

A concertina é um instrumento musical de palheta livre, que é semelhante a um #acordeão, mas com algumas diferenças na construção e na forma como é tocada.

A concertina consiste em duas caixas de madeira ou metal conectadas por meio de um fole central.


Cada caixa tem um conjunto de botões na sua lateral, que controlam as #palhetas dentro da concertina. Quando o fole é aberto ou fechado, o ar é movido através das palhetas, produzindo um som.


A direção em que o fole é movido determina a direção do ar que passa pelas palhetas, afetando o #tom e o volume produzidos.




As notas na concertina são tocadas pressionando-se os #botões na lateral das caixas.

Cada botão controla uma ou mais palhetas, que produzem um som quando o ar passa por elas. O número de botões numa concertina varia, mas geralmente há entre 20 e 50 botões em cada caixa.


A concertina é um instrumento muito #versátil, que pode ser usado em muitos estilos de música, desde a música folclórica até a música clássica e popular.

A forma como a concertina é tocada pode variar conforme o estilo musical, mas geralmente envolve o uso de técnicas como o ‘tremolo’, a ornamentação e o acorde alternado.


Sabias que o grupo Cordosom, é um apaixonado por concertina e que no seu #espetáculo poderás encontrar vários momentos onde a concertina é a rainha da noite?


Confirma no nosso vídeo promocional

Já agora, se estás com vontade em aprender concertina, o nosso mestre da sanfona, Bruno Carreira, dá aulas! Não percas mais tempo e aprende a tocar um dos instrumentos mais #apreciados em Portugal!


A concertina é importante no nosso repertório?

  • Sim, completamente

  • Não





195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page